Novos Livros Sobre Motoclubes

Feb 18th, 2010 | By | Category: Livros, Posts

Ultimamente tenho gostado muito de assitir a uma série na televisão chamada Sons of Anarchy. A estória toda se passa em torno de um motoclube criminoso – pelo menos do ponto de vista do governo. O legal é que não é maniqueísta – ou preto ou branco, ou bom ou mau – de jeito nenhum. Fica difícil julgar quando estão realizando um crime ou usando a liberdade individual contra os interesses de uma grande corporação – o governo. Os relacionamentos amorosos são uma mistura de amor, paixão, dependência, carência e compromisso. As punições sempre são em nome da lealdade ao coletivo, mas às vezes beneficiam interesses particulares. Alguns policiais são corruptos, alguns bikers são idealistas. Isso sem contar o visual, a ação e a trilha sonora. Grande diversão.

Já tinha uma certa visão sobre os motoclubes dos Filmes de Moto e a Livros Sobre Motoclubes. Mas coisa pequena: uma visão romantizada do “Hollister Riot” imortalizada no filme “Wild One”; a gênese dos Hell´s Angels vista tanto pelo lado do jornalista Hunter S. Thompson quanto do então presidente Sonny Barger; e a infiltração do policial William Queen nos Mongols.

Riding on the Edge: A Motorcycle Outlaw's Tale The Original Wild Ones: Tales of the Boozefighters Motorcycle Club The Mammoth Book of Bikers Running with the Devil: The True Story of the ATF's Infiltration of the Hells Angels No Angel: My Harrowing Undercover Journey to the Inner Circle of the Hells Angels The Assimilation: Rock Machine Become Bandidos - Bikers United Against the Hells Angels The Brotherhoods: Inside the Outlaw Motorcycle Clubs

Nesse embalo da série, fiquei com vontade de conhecer um pouco mais sobre a cultura dos motoclubes. Por isso encomendei oito novos livros. Devem chegar daqui uns três meses.

Riding on the Edge: A Motorcycle Outlaw’s Tale – John Hall. A história real de John Hall nos anos 60, com suas aventuras nos Pagans – definidos uma vez pelo FBI como o grupo criminoso mais violento dos EUA. Descreve as irmandades de então como um misto de conceitos antagônicos: liberdade e preconceito, amor e violência, crime e lealdade. Mas uma coisa é certa, aqueles caram sabiam viver intensamente.

The Original Wild Ones: Tales of the Boozefighters Motorcycle Club – Bill Hayes. Os eventos apresentados no filme “Wild One” com Marlon Brando não são totalmente fictícios. Nesse livro são discutidos os reais eventos do Hollister Riot. Mas, acima disso, mostra a cultura biker nos anos 40. Quando uma nova forma de viver foi forjada por uns quarentões que tinham perdido a juventude na segunda guerra mundial.

The Brotherhoods: Inside the Outlaw Motorcycle Clubs – Arthur Veno. O livro é uma grande pesquisa sobre os motoclubes australianos. Ao contrário de outros livros escritos por policiais ou membros, este é escrito por um acadêmico. Descreve os rituais e regras para tornar-se um novo membro, folclore e perfil de grandes personalidades.

The Assimilation: Rock Machine Become Bandidos – Bikers United Against the Hells Angels – Edward Winterhalder e Wil De Clercq. Winterhalder descreve a assimilação dos Rock Machine pelos Bandidos, a fim de livrá-los das mãos dos Hell´s Angels. Mostra um outro lado dos HA, além de discutir com detalhes e emoção o universo dos motoclubes.

The Mammoth Book of Bikers – Arthur Veno. Aqui o autor compila um grande conjunto escrito originalmente por bikers e observadores. Lendas, gangues e folclore. Definitivo para caracterizar o mundo das gangues de moto.

Running with the Devil: The True Story of the ATF’s Infiltration of the Hells Angels – Kerrie Droban e No Angel: My Harrowing Undercover Journey to the Inner Circle of the Hells Angels – Jay Dobyns. Na mesma linha do livro de William Queen, descrevem como operam as gangues – do ponto de vista da polícia.

Biker Chicks: The Magnetic Attraction of Women to Bad Boys and Motorbikes – Edward Winterhalder e Arthur Veno. Um livro que mostra as várias facetas das mulheres no mundo dos motoclubes. Escravas, deusas ou companheiras?

No final das contas é muito legal ver essa questão das gangues dos dois pontos de vista. Os policiais os vêem como criminosos comuns, que usam uma mitologia de liberdade apenas para esconder sequestros, tráfico de drogas e luta por poder. Já os bikers se vêem como homens independentes, com força suficiente para lutar pela liberdade que todo indivíduo tem direito. Mesmo que para isso seja necessário lutar contra uma gangue muito maior – o governo -, que finge defender a todos.

Bem, escolha o seu lado: governo, Bandidos, Pagans, Mongols, Boozefighters ou Hell Angels.

… ou seja livre vivendo do jeito que quiser.

10 Comments to “Novos Livros Sobre Motoclubes”

  1. Geraldinho says:

    Olá Magnani,
    E ai, como vão vocês todos?
    Ainda estou meio que “anestesiado” pela aventura ao Atacama, foi bom d+… essa série na televisão chamada Sons of Anarchy que você refere, sabe me informar se consigo esses filmes em locadora?

    Um abraço.
    Geraldinho.

  2. magnani says:

    Tudo tranquilo, Geraldinho. Já mandei o link dos vídeos por MP lá no FOL. Abraço!

  3. Thammy says:

    Boa tarde! Faço design de moda e estou querendo fazer minha monografia sobre motoclubes, você sabe se existe algum livro que dê mais enfase aos vestimentos dos motocilista? Desde já obrigada e aguardo resposta!

  4. magnani says:

    Oi Thammy, eu já ouvi falar do livro Motorcycle Jackets. Eu não li, mas talvez seja o que você procura. Abraço.

  5. mirian says:

    Oi, tudo bem?

    Queria saber da Thammy sobre a monografia dela, como está saindo, sobre o que vai ser? Eu vou fazer a minha pesquisa da pós sobre os mc’s de Ctba, podiamos trocar figurinhas.
    Magnani, sabe me informar quais desses livros tem em portugues?

    Att.

  6. magnani says:

    Oi Mirian, tudo bom? Que eu saiba tem o livro do Thompson. Mas se você procurar pelo nome do autor nas livrarias brasileiras, pode ser que ache outro.

    Só um detalhe. Esses livros em geral são sobre os OMC (Outlaw Motorcycle Clubs). Não falam quase nada do que poderíamos chamar de LMC (“lawful motorcycle clubs” – algo como motoclubes seguidores das leis), que são os usuais aqui no Brasil.

    É importante no seu trabalho sobre os Motoclubes do Brasil, que você saiba distinguir entre “fazer cara de outlaw” e “ser realmente outlaw”. Em outras palavras, a diferença entre imagem e ação.

    Por falar nisso, mesmo nos EUA existe uma divergência entre o significado de “outlaw”. O FBI diz que “outlaw” significa bandido. Já os OMC dizem que “outlaw” significa que não respeitam as leis da AMA.

    Eu recomendaria que você começasse exatamente com isso:

    A visão dos OMCs.
    A visão do FBI.
    A visão dos LMCs.

    Boa sorte.

    Fábio.

  7. thomas says:

    gostaria de saber quais desses livros eu encontro em português para dar de presente alem do Hunter – Hells Angels gostaria de saber quais tem??? e se são fáceis de encontrar

  8. magnani says:

    Oi Thomas, eu acho que não tem nenhum em português além desse do Hunter Thompson. Tenta entrar nas livrarias brasileiras (e.g., Cultura, Saraiva, FNAC) com o nome dos autores para ver se encontra algo. Boa sorte, abraço.

  9. Cláudia says:

    Boa noite Fábio, esta semana li um livro sobre moto clubes, mais ou menos como o seriado Sons of Anarchy e adorei, procurando por mais autores ou livros sobre o tema encontrei seu blog. Por acaso, você teria alguns livros para indicar? Parabéns pelo blog, pra quem gosta de motocicletas e bikes, conteúdo nota 10! 🙂

  10. magnani says:

    Oi Cláudia, tem vários. Tem uma lista aqui.

    Out in Bad Standings – Edward Winterhalder
    Hell’s Angel – Sonny Barger
    Hell’s Angels – Hunter S. Thompson
    Under and Alone – William Queen
    Riding on the Edge: A Motorcycle Outlaw’s Tale – John Hall
    The Original Wild Ones: Tales of the Boozefighters Motorcycle Club – Bill Hayes
    The Mammoth Book of Bikers – Arthur Veno
    Biker Chicks: The Magnetic Attraction of Women to Bad Boys and Motorbikes – Arthur Veno and Edward Winterhalder
    The Brotherhoods: Inside the Outlaw Motorcycle Clubs – Arthur Veno
    The Assimilation: Rock Machine Become Bandidos – Bikers United Against the Hells Angels – Edward Winterhalder e Wil De Clercq
    Running with the Devil: The True Story of the ATF’s Infiltration of the Hells Angels – Kerrie Droban
    No Angel: My Harrowing Undercover Journey to the Inner Circle of the Hells Angels – Jay Dobyns
    Bikers: Culture, Politics & Power – Suzanne McDonald-Walker
    Biker: Truth and Myth – Bill Osgerby
    The Rebels – Daniel R. Wolf
    Street Justice – Chuck Zito
    Soul on Bikes: The East Bay Dragons MC and the Black Biker Set – Tobie Levingston

    O primeiro da lista pode ser interessante para você, porque o Edward Winterhalder foi consultor no Sons of Anarchy.

    Boa sorte.

Leave a Comment

This blog is kept spam free by WP-SpamFree.