Engenharia da Motocicleta – 2016.1

Feb 10th, 2016 | By | Category: Divulgação, Engenharia & Estudos, Posts

 

ENGENHARIA DA MOTOCICLETA – 2016.1 – UFPE

Olá estudantes da graduação em Engenharia Mecânica da UFPE. Vou oferecer pela sexta vez a disciplina eletiva Engenharia da Motocicleta. Duas novidades, uma boa e outra ruim. A boa é que o horário é mais interessante para quem está nos últimos períodos: 2as e 4as, das 17 às 19h. A novidade ruim é que, neste semestre em particular, o Ramiro não vai poder participar, então serei o único professor. Os pré-requisitos são Termodinâmica Aplicada e Mecanismos.

A disciplina é dividida assim:

Introdução
Descrição da Tecnologia da Motocicleta
Modelagem do Motor de Combustão Interna
Modelagem da Dinâmica da Motocicleta
Análise Técnica e Financeira das Motocicletas no Tráfego Urbano
Ciclística
Suspensão
Tópicos Especiais

Mais informações podem ser encontradas nas outras edições da disciplina:

Engenharia da Motocicleta 2010.1
Engenharia da Motocicleta 2012.1
Engenharia da Motocicleta 2013.1
Engenharia da Motocicleta 2014.1
Engenharia da Motocicleta 2015.1

Qualquer dúvida, passem na minha sala para uma conversa. Ah… peço que ajudem na divulgação da disciplina. Abraços.

Cartaz de divulgação das disciplinas 2016.1 (graduação e pós-graduação):

2 Comments to “Engenharia da Motocicleta – 2016.1”

  1. Henrique says:

    Olá professor. Tudo bem?
    Sempre me interessei muito por motocicletas e cada vez mais me pego com a atenção voltada a esse assunto ou assuntos que envolvam motocicletas (às vezes também, bicicletas, bicicletas elétricas, mobilidade urbana…obs.: sou de São Paulo e o crescimento do uso dos veículos de duas rodas aqui e das políticas voltadas a isso, são assuntos frequentes).
    Estou prestes a concluir a graduação em engenharia mecânica e, pesquisando por cursos voltados a engenharia de motos mais especificamente, acabei caindo aqui em seu site. Aliás, foi o único lugar que encontrei algo mais específico no ensino superior, pois os demais são cursos técnicos e mesmo fora do Brasil, até agora só encontrei um curso em uma faculdade no País de Gales.
    Pelo o que eu entendi, essa disciplina é eletiva para os estudantes do curso de engenharia mecânica da UFPE, correto?
    Gostaria de saber se é possível assistir às aulas ou fazer a disciplina sob outras condições, como aluno especial, aluno ouvinte, etc.? E, caso sim, se é preciso ainda estar vinculado a outra faculdade? (pois estou me formando agora).
    Obrigado,
    Henrique

  2. magnani says:

    Oi Henrique, tudo bom? Isso, essa é uma disciplina eletiva que normalmente é oferecida no primeiro semestre do ano. Você pode cursar como estudante vinculado a outra instituição ou como portador de diploma. Para os formados, há também outras opções, como “Estudos Sobre Bicicletas e Motocicletas” (2o semestre) e “Propulsão de Bicicletas e Motocicletas” (1o semestre) que ofereço na pós-graduação. A primeira é uma disciplina multidisciplinar, em que discutimos as duas rodas de vários pontos de vista (econômico, cultural, técnico, etc). Já a segunda é bem técnica, com forte ênfase nos modelos computacionais. Abraço.

Leave a Comment

This blog is kept spam free by WP-SpamFree.