CICLO – Website da Rede de Estudos em Duas Rodas

Convido todos a visitarem o website REDE DE ESTUDOS EM DUAS RODAS, fruto de um projeto de extensão da UFPE. A ideia é INCENTIVAR parcerias (em todas as áreas, e.g., tecnologia, relações trabalhistas, mobilidade, cultura urbana, esporte, indústria, mercado, saúde etc etc etc) entre pesquisadores, empresas, instituições, profissionais liberais e cidadãos que estejam envolvidos com os problemas e com as oportunidades que cercam o mundo das motocicletas e das bicicletas.

Isso é feito de três formas:

  • discussão do que vem sendo feito na própria universidade, na seção Estudos na UFPE;
  • divulgação de trabalhos acadêmicos realizados em outros lugares, que podem ser encontrados na Bibliografia; e
  • apresentação das instituições que têm atividades ligadas às motocicletas e às bicicletas, nos Links.

Em outras palavras, quem acompanha o website pode usar o conteúdo para se inserir nas atividades que desenvolvemos, para encontrar estudos e opiniões de todos os lugares do mundo, ou ainda para descobrir como entrar em contato com outras instituições.

A história deste website começou com um projeto de extensão da UFPE chamado “Articulação de uma Rede de Estudos da Motocicleta”. Com o passar do tempo, esse projeto acabou englobando também as bicicletas, resultando então nesta REDE DE ESTUDOS EM DUAS RODAS.

Trata-se de uma REDE LIVRE. O que significa, por um lado, que não há financiamento do governo, de empresas, ou afins. Por outro lado, também não há amarras políticas, ideológicas, acadêmicas, nem burocráticas. Ou seja: todos podem participar e do jeito que quiserem.

No momento em que este texto está sendo escrito, estamos apenas no início da inclusão do conteúdo no website. Por isso, convidamos os leitores a voltarem em breve para conferir as novidades. Três outras seções interessantes são as Notícias, onde serão registradas as novidades publicadas pela imprensa geral, a seção Equipe, com todo o pessoal que trabalhou ou ainda trabalha nos projetos que deram origem a este website, e a seção Contato, para quem quiser conversar com a gente.

Agora o mais importante, como alguém pode participar deste projeto? Fácil:

  • aproveitando o conteúdo que já está por lá;
  • propondo notícias para serem publicadas;
  • mandando mais informações para serem inseridas no website;
  • apresentando contatos de pesquisadores, instituições, motoqueiros, bicicleteiros, autoridades, empresas, técnicos, políticos, estudiosos, jornalistas, educadores e sindicalistas que tenham interesse em trabalhar em parceria;
  • cursando as disciplinas que oferecemos na graduação e na pós-graduação;
  • fazendo críticas;
  • espalhando a ideia da REDE DE ESTUDOS EM DUAS RODAS.

Todos estão convidados a participar. E esse é só o começo. Mais informações no próprio website da Rede de Estudos em Duas Rodas, no link da Articulação de uma Rede de Estudos da Motocicleta, que é o projeto que deu origem a tudo isso, e na Proposta do “I Fórum UFPE de Estudos da Motocicleta”, quando a ideia original foi lançada.