Livros de Planejamento de Viagens de Moto

Se eu fosse obrigado a escrever sobre apenas um livro de planejamento de motos, sem nenhuma hesitação falaria sobre o Adventure Motorcycling Handbook, de Chris Scott. A prova de sua importância está no fato de já estar na 5a edição, mas principalmente por ser citado em quase todos os livros modernos sobre grandes viagens de moto. O livro é mais ou menos dividido em três partes: planejamento, rotas e relatos. Na parte de planejamento, é bem pé-no-chão em relação aos custos, escrevendo para um público com limitações no orçamento, como quase todos nós. Fala sobre a documentação necessária, como escolher a sua moto entre uma variedade de modelos novos e antigos, como transportar a moto para outros países, como fabricar os acessórios, que roupas usar, como se comportar em outros países, pilotagem e vacinas. Na segunda parte comenta várias rotas legais e desafiadoras, em todos os continentes. Já na última parte apresenta uma série de pequenos relatos de grandes motociclistas, que comentam sobre as suas alegrias, dificuldades e dicas. O livro é bastante leve, podendo ser levado durante as viagens. Para não dizer que não tem nenhuma desvantagem, a edição é bem simples e em preto e branco, com poucas fotos.

Outro livro muito bom para o planejamento das viagens é The Travel Writer’s Handbook, que embora não seja específico sobre motociclismo, dá um monte de dicas de preparação. Comenta o que levar, algumas técnicas de fotografia, documentação, logística etc. Uma parte muito interessante é como fazer a pesquisa prévia à viagem, de forma a aproveitar melhor o momento em que estiver lá.

Os próximos livros que comento complementam, em um ou outro aspecto, o livro do Chris Scott. No The Essential Guide to Dual Sport Motorcycling o autor fala sobre técnicas de pilotagem, vestuário, acessórios, como escolher a sua moto e como organizar viagens. É um livro mais agradável para se manusear, todo colorido e com fotos que nos fazem querer pegar a estrada.

O Planet Earth’s Greatest Motorcycle Adventure Tours, embora fale muito pouco sobre planejamento, é muito rico em rotas. Com muitas fotos e mapas, o autor escreve sobre as melhores rotas do mundo para se viajar de moto. Sempre leva em conta os aspectos da paisagem, cultura e do desafio da pilotagem naquela rota proposta. Também fala sobre como chegar no início da rota e o tempo mínimo para aproveitar bem a viagem. Embora seja um pouco não realista, pois cada uma das rotas propostas é o sonho de uma vida da grande maioria dos motociclistas, o livro serve como inspiração, engrandecimento cultural e entretenimento.

O livro Riding the World é de certa forma parecido com o de Chris Scott. Tem bem menos informação e dicas, mas por outro lado vem em uma edição muito bonita, com fotos bastante inspiradoras. Os relatos, misturados às dicas, também são muito legais.

Já o Adventure Motorcycling, do ponto de vista do planejamento, ficaria em algum lugar entre Adventure Motorcycling Handbook e Riding the World. Fala sobre escolha da moto, vestuário, acessórios e vida na estrada. Sem contar os relatos de viagens, em uma edição muito bem cuidada.

Para quem costuma acampar, o que não é o meu caso, deixo como sugestão o livro Motorcycle Camping Made Easy. Apresenta fatos bem conhecidos tanto para motociclistas quanto para acampadores, mas em um único livro. Pode ser de alguma valia. Poderia destacar, talvez, a parte em que dá dicas de como arrumar tudo em cima da moto.

Os livros acima, além dos aspectos técnicos e burocráticos do planejamento, também dão muita importância para a atitude mental do viajante. Como conviver com um companheiro de viagem quando se viaja em grupo, como aproveitar a solidão quando se viaja sozinho, saudade da família, choque cultural, o dia-a-dia da viagem, a volta à rotina depois da viagem, amizades, como confiar nos outros em lugares distantes, como respeitar as diferenças e como saber aproveitar o que a vida lhe joga no colo durante uma viagem de moto. Muito além de dicas técnicas, esses autores dão uma lição de vida e de humanidade.