Passado, Presente e Futuro das Motocicletas

The Encyclopedia of Motorcycles Motorcycle: Evolution, Design, Passion MotoGP Technology Build Your Own Electric Vehicle

Sempre que dá para apertar um pouco o orçamento eu compro alguns livros. Como disse Erasmus de Rotterdam (1469-1536), “Quando eu consigo um pouco de dinheiro, compro livros; e se sobrar, eu compro comida e roupa “. Neste mês aumentei um pouco a minha biblioteca com mais  livros de motociclismo.

O primeiro deles, “The Encyclopedia of Motorcycles”, de Alan Dowds, é uma enciclopédia que cobre desde 1884 até 2006. Gosto de ter esse tipo de livro para aprender sobre a evolução das motos. Pode ser um pouco frustrante, por exemplo, ler em algum livro sobre uma Vincent Black Shadow sem ter fotos ou a sua especificação técnica. A internet ajuda um pouco, mas nem sempre é fácil conseguir informações seguras. Eu já tinha um outro livro bem legal, “The Ultimate History of Fast Motorcycle”, de Roland Brown, mas esse só fala de motos esportivas.

“Motorcycle: Evolution, Design, Passion”, de Mick Walker, é um livro que comprei meio às escuras. Não consegui muitas informações sobre o conteúdo do livro, mas os comentários são excelentes. Parece ser um livro ricamente ilustrado, que discute a evolução das motocicletas, desde sua origem a vapor. Ao contrário da enciclopédia acima, não tenta cobrir muitas motocicletas diferentes, mas sim a evolução dos conceitos durante o tempo. Acho que os dois são livros que se completam perfeitamente.

“MotoGP Technology”, de Neil Spalding, vem para ajudar um pouco na parte de engenharia. Embora seja apenas descritivo, sem modelagem matemática ou resultados empíricos, o autor fala sobre a tecnologia atual do MotoGP, desde os pneus até o comando de válvulas.

Para o meu mais completo desgosto, os motores de combustão interna estão fadados a morrer. Adeus vibração, adeus ronco, adeus ajustes da ignição, adeus combustão. “Rei morto, rei posto”, o negócio é seguir em frente para aprender a conviver com as motocicletas elétricas do futuro. Brincadeiras à parte, também é hora de aprender um pouco mais sobre as vantagens desses motores. Para isso, encomendei o livro “Build Your Own Electric Vehicle”, de Seth Leitman e Bob Brant. Parece ser bem superficial, mas abrangente, comentando sobre vantagens e principais gargalos tecnológicos para o desenvolvimento. Não é um livro sobre motores de motocicleta, mas foi o melhor material que encontrei sobre o assunto. Outro livro interessante é o “Modern Electric, Hybrid Electric, and Fuel Cell Vehicles: Fundamentals, Theory, and Design”, de Mehrdad Ehsani, Yimin Gao e Ali Emadi, que fala de uma forma mais específica sobre os componentes. Mas acredito que é melhor começar com um livro de divulgação, para ter uma idéia geral, para só depois entrar nas especificidades.

Em balanço, acho que foi uma boa cesta de livros: motocicletas que fizeram parte da história, história da evolução das motocicletas, tecnologia de ponta atual e tecnologia do futuro. Quando os livros chegarem, daqui uns dois meses, comento com mais propriedade.